sábado, 19 de dezembro de 2009

O que aconteceu com os sentidos ?


 
“mas receio que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também seja, de alguma sorte, corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” IICo 11:3
“então, a serpente disse à mulher: é certo que não morrereis.” Gn 3:4

Segundo o dicionário Michaelis-UOL, astúcia quer dizer habilidade de enganar ;manha.



O Ap.Paulo nesta carta aos corintos afirma ter receio de que os discípulos, os quais ele sofreu tanto para que chegassem a um lugar em Deus, pudessem de alguma forma se desviar da simplicidade do Evangelho de Cristo. O mesmo sentimento ele teve para com os irmãos em Gálatas conforme 1:6 “admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho.” Então o que temos visto e vivido hoje, acerca do evangelho, é ou não é a verdadeira simplicidade do Reino de Deus? Em que consiste essa simplicidade afinal? Se estivermos vivendo então tudo ok. Mas e se não tivermos? Estão de fato corrompidos os nossos sentidos? A nossa mente?

Perguntas como estas devem ser feitas constantemente conforme II Co 13:5 “examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos”. Não estou querendo ser pessimista com este post, e nem estou querendo colocar em cheque a sua fé, todavia estamos vivendo em dias maus, onde cada vez surgem novas doutrinas mirabolantes com base em fabulas que visam satisfazer as desculpas esfarrapadas dos homens, sendo criadas para justificar pecados. Por isso é necessário verificar nossa consciência, testemunhando o Espírito em nós, assim como faziam os crentes de Beréia (At 17:11) Se não formos criteriosos em tudo que ouvimos e vemos, certamente seremos enganados assim como receava Paulo.

Continuando nas Escrituras, conforme Genesis 3, Eva é enganada pela serpente que coloca em cheque o que Deus havia dito. A ordem de Deus para a criatura era não comer do fruto da árvore do conhecimento se não morreriam. A serpente diz a Eva:”é claro que vocês não morrerão.”(v.4) acontece é que os olhos de vocês serão abertos e assim como Deus serão conhecedores do bem e do mal(v.5). Eva não tinha necessidade de comer do fruto daquela árvore, mas ao dar ouvidos à serpente mudou de idéia. “vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao seu marido, e ele comeu” (v.6). E todos conhecem o desfeche desta história. O casal é retirado do jardim, representado pelo centro da vontade do Pai, e passa a sofrer a conseqüência do próprio pecado.

Então vem a pergunta: porque Paulo se remete a este episodio das escrituras para mostrar como podemos nos apartar da simplicidade do Evangelho de Cristo?

Eva foi enganada pela astuta serpente porque deu ouvidos a ela. Ao ouvi-la, Eva percebeu que talvez Deus estivesse errado, que Ele não permitiria que algo viesse a eles, afinal, é só um fruto dentre tantos outros, que mal teria?!Assim acontece com muitos hoje. Acham que é só mais um pecadinho, uma vacilada. É só uma doutrina do bem-estar.Talvez pensariam:”que mal tem em aceitar esta doutrina e ser próspero?Veja no Antigo Testamento,veja os judeus como estão e são até hoje...que mal tem nisso?ou então: que mal tem em se candidatar no ano que vem?Veja na época de Moisés, de Samuel, de Gideão.Quem governava não era os do povo?Porque não se candidatar,afinal?Vamos eleger um dos nossos!!e também :que mal tem construirmos palácios para Deus?Salomão não fez o mesmo?Ah, tem também a nova moda:que mal tem em querer um jatinho?” O engraçado é que já ouvi muitos destes discursos por ae, e mesmo estando escrito isso não entrou na minha cabeça. Praticamente os fundamentos para todas estas doutrinas só estão na Antiga Aliança. Porque, no Novo Testamento,nunca vi Jesus fazendo aliança com Herodes para ganha-lo pra Deus. João denunciou suas obras malignas, sim, o ban-ban-ban da época, Herodes-o cara, a liderança política da época!! Nunca li nos Evangelhos que Jesus queria se mostrar pra Roma, para os imperadores o quanto Ele era o cara, o Quanto seu ministério era próspero ou abençoado!!Se de fato Deus comissionou uns e outros para testemunhar no cenário político,amem! Mas não façamos disso uma lei,um decreto, por favor!Se for mesmo pra utilizar passagens bíblicas do Antigo Testamento vamo circuncidar o povo então!!!Vamo apedrejar os pecadores,enfim!!!o estranho é que usam a Torá só pra exercer poder e autoridade!! Nunca li que Jesus queria construir um palácio para Deus. Quando os discípulos se admiravam das belas construções, Jesus os adverte: “não ficará nada,será derrubado”.(Mc13:1,2) acerca destas construções, li o seguinte:

“ um pastor planejou construir um enorme edifício paroquial. A congregação estava se expandindo rapidamente, e ele começou a estudar o movimento de crescimento da igreja (...) Em um recente sermão, o pastor preparou uma grande tela na frente da igreja. Disse à congregação, “o Espírito de Deus tem me falado acerca dos pecados desta igreja. E hoje vamos vê-los diante dos nossos próprios olhos!”.

Então o pastor mostrou na tela pecado após pecado - fornicação, adultério... E aí começou o sermão: “Não vamos ainda começar a construir uma grande igreja. Temos que consertar o tabernáculo vivo de Cristo antes de fazermos qualquer outra coisa. Temos que primeiro viver este evangelho!”. "

” Deus não tenta a ninguém, pelo contrario, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e o seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz ao pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tg 1:13.14.15.

As pessoas adquirem pra si doutrinas e mestres segundo as suas próprias concupiscências. E por isso são enganadas facilmente. É tudo o que querem ouvir afinal. Querem solução para os seus problemas já, agora! Mas não é assim que as coisas funcionam. A igreja do Senhor não faz parte das Organizações Tabajaras, nos quais seus problemas acabaram.

É tudo um processo. Eu creio que Deus quer mesmo abençoar seu povo mais do que imaginamos até. A benção virá, acredito sim!! Mas do jeito dEle, como e quando Ele quiser fazer, assim fará!! Eu não sou contra os ricos e suas posses. Sei que muitos ralaram pra ter o que tem hoje; isso entendo. Mas não concordo com essas doutrinas que visam unicamente a riqueza, a prosperidade, e se esquecem das outras coisas das Escrituras, do pobre, das nações, dos missionários no campo.etc. Também não sou uma hippie que só pensa em pobreza ou coisas assim. Entretanto escrevo assim porque as coisas estão tomando rumos ediondos, estão colocando Deus na parede por causa de benção, exigindo do Pai. Que isso??? O.O



Meus amados irmãos precisamos apurar nossos sentidos, renovar nossa mente.. Caso contrário, seremos enganados. E satanás fará se tudo, porque ele é astuto. Comece a desconfiar se as coisas estão fáceis demais no Reino de Deus. A porta é estreita e estreito é o caminho que conduz à salvação. São tribulações, aflições, calunias, peneirações...mas Deus Pai concede misericórdia aos seus filhos, e descanso em Sua presença, momentos de refrigério em meio a tudo isso.

Jesus é simples! O Evangelho é simples! E nós também temos que ser!!!

Ser simples não significa vestir roupa furada e chinelo empoeirado. Ser simples é ser único, sem mistura. Um Evangelho claro, objetivo, de fácil entendimento.

Voltemos ao Evangelho!!! O $HOW tem que parar!!!


Nenhum comentário: