quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Efeito Cascata da Palavra






Tenho pensado sobre a importância de ler e escrever. Há várias razões por que eu escrevo. O fato de que eu leio é uma das razões que mais me compelem a escrever. Digo-lhes que meu principal sustento espiritual vem do Espírito Santo por meio da leitura. Por conseguinte, ler é mais importante para mim do que comer. Se eu ficasse cego, pagaria a alguém a fim de que lesse para mim. Tentaria aprender braile. Compraria livros gravados em fitas cassetes. Preferiria viver sem comida a viver sem livros. Por isso, escrever parece algo que me dá vida, visto que alimento a minha vida com muito do que leio.

Combine isto com as palavras de Paulo em Efésios 3.3-4: “Segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo”. A igreja primitiva foi estabelecida pelos escritos dos apóstolos, bem como pela pregação deles. Deus resolveu enviar sua palavra viva ao mundo por trinta anos, e sua Palavra escrita, por dois mil anos. Pense sobre a intenção que estava por trás desta resolução divina. As pessoas, em cada geração, seriam dependentes daqueles que lêem. Algumas pessoas, se não todas, teriam de aprender a ler — e ler bem — para serem fiéis a Deus.

Assim tem sido por milhares de anos. Geração após geração tem lido as percepções de seus escritores. Esta é a razão por que novas afirmações de antigas verdades são continuamente necessárias. Sem elas, as pessoas lerão o erro. Daniel Webster disse:

Se livros religiosos não circularem amplamente entre as massas, neste país, não sei o que nos tornaremos como nação. Se a verdade não for difundida, o erro o será. Se Deus e sua Palavra não forem conhecidos e recebidos, o diabo e suas obras ganharão ascendência. Se os livros evangélicos não alcançarem cada vilarejo, as páginas de literatura corrupta e licenciosa alcançarão.

Milhões de pessoas se envolverão em leitura. Se não lerem livros cristãos contemporâneos, lerão livros seculares contemporâneos. Elas lerão. É admirável observar as pessoas em aeroportos. Somente nos aeroportos, em qualquer momento, existem centenas de pessoas lendo. Uma das coisas com a qual nós, crentes, precisamos estar comprometidos, além da leitura, é a atitude de dar livros espirituais àqueles que podem lê-los, mas não os compram.

O efeito cascata é incalculável. Considere esta ilustração:

Um livro escrito por Richard Sibbes, um dos mais seletos escritores puritanos, foi lido por Richard Baxter, que foi muito abençoado pelo livro. Depois, Baxter escreveu Um Apelo ao Não-Convertido, que influenciou profundamente Philip Doddridge, o qual, por sua vez, escreveu O Surgimento e o Progresso do Cristianismo na Alma. Este livro trouxe William Wilberforce, um político e inimigo da escravatura, a reflexões sérias sobre a eternidade. Wilberforce escreveu o seu Guia Prático do Cristianismo, que incendiou a alma de Leigh Richmond. Este, por sua vez, escreveu A Filha do Leiteiro, que trouxe milhares ao Senhor, ajudando, entre outros, Thomas Chalmers, o grande pregador.

Parece-me que, em uma cultura literária como a nossa, na qual muitos sabem como ler e livros se encontram disponíveis, o mandato bíblico é que você continue a ler aquilo que lhe abrirá, mais e mais, as Escrituras e que continue a orar por escritores saturados com a Bíblia. Existem importantes livros antigos para lermos, mas cada nova geração necessita de seus próprios escritores para tornar a mensagem nova. Leia e ore. Depois, obedeça.

Mensagem do Site Voltemos Ao evangelho
Extraído do livro: Uma Vida Voltada para Deus, de John Piper.
Copyright: © Editora FIEL

Nenhum comentário: