sábado, 5 de fevereiro de 2011

Paciência de Jó???


Manhã de segunda feira, a casa começa a cair. Notícias da família que está distante, vem o servo e diz que só ele sobreviveu depois que um vento soprou forte e derrubou a casa onde estavam os filhos de Jó, na casa do primogênito quem sabe num churrasco de domingo. Todos os filhos morreram, sobrou um pra lhe dá a notícia. Vem outro servo e diz que vieram uns homens e deram cabo dos caras que cuidavam dos bois e os levaram; Vem outro e diz que fogo do céu sobreveio nas ovelhas e nos servos que estavam no campo e consumiu tudo. Vem ainda outro servo e anuncia que um bando de ladrões roubou os camelos e mataram os servos de Jó; sobreviveu um que trouxe a notícia. Imagino a cena! Jó ao ouvir isso se levanta, rasga seu manto, rapa a cabeça e lança-se em terra e adora! Como se não fosse o suficiente, mais provações lhe sobrevieram: tumores malignos se apossam do seu corpo desde a planta do pé até o alto da cabeça; o que lhe restou foi a possibilidade de coçar-se com um caco neste caso.

Nos capítulos seguintes Jó "rasga o verbo". Começa amaldiçoando o dia em que nasceu. Ali começa um diálogo de Jó...ora com Deus ora com seus amigos. O que me chama atenção é o chavão que muitos utilizam para dizer que devemos ter a paciência de Jó. Quando os diálogos se iniciam não creio ser as falas de Jó a fala de alguém paciente. Abro o primeiro parêntese para escrever sobre a paciência.

Vejamos, segundo o dicionário paciência é " virtude de suportar os males, sem lamentar-se nem pertubar-se." O cara chama Deus de "Espreitador de Homens"...estaria ele demostrando paciência com esta fala? Creio que não. Será que ninguém nunca leu " as flechas do Todo Poderoso estão em mim cravadas?" Tudo bem que mais lá na frente Jó diz que suas palavras foram um tanto que precipitadas, mas ainda assim isso demonstra impaciência. Talvez este chavão cristão "paciência de Jó" esteja um tanto errado. Jó realmente suportou tudo sem pecar e blasfemar contra Deus, mas ele desabafou...sofreu tudo contendendo o tempo todo...argumentando até onde pôde..Até porque chegou uma hora que ele não tinha mais argumentos a usar com o Deus Todo Poderoso. Mas ele tava ali tentando achar o porquê de todo o seu sofrimento. Já ouvi certa vez um irmão dizendo que Jesus no getsemani ao afirmar "passe de mim este cálice", na verdade ele queria dizer " Pai eu quero logo é sofrer mesmo...manda vê aew Pai..não vejo a hora de passar logo isso." Já pensou?? As pessoas não querem assumir a fraqueza envolta do sofrimento...gente, Jesus estava angustiado profundamente pela cruz que ia suportar.

Meus irmãos, se vocês estão com problemas sérios, e se frustram ao ouvir pregações "declare isso, faça isso, profetize isso, receba aquilo" porque nada acontece, não desanime. Há esperança. Jó não aceitou tudo calado, pelo contrário, falou até não ter mais palavras. Porém não vá transferir seus problemas para quem não tem culpa, o seu cachorro por exemplo; ou seu filho, seu esposo (a). Você deve se dirigir, em seu quarto, Àquele que diz "apresenta-me tuas queixas, entra em juízo comigo". Faça o que for preciso fazer, mas retenha sua integridade. Tente não ficar chateado com Deus. E se ainda for difícil, já não sei o que dizer.

O segundo parêntese que abro neste post diz respeito a estes versículos...Vejam só:
"Eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que tropeçavam, e os joelhos vacilantes tens fortificado. Mas agora, em chegando a tua vez, tu te enfadas; sendo tu afligido, te pertubas."Jó 4: 3-5

Não é que o amigo de Jó deu uma dentro?! Por que será que quando as coisas acontecem com a gente..quando vem as aflições e sofremos no tutáno parece ser tão mais difícil do que quando os outros passam por isso?? É sobre isso que trata estes versos. Muitos de nós está pronto para dar um conselho a um irmão que passa dificuldades, tribulações. Oramos por eles, o milagre acontece. Ensinamos como fazer, o que fazer, mas quando chega a nossa vez nos pertubamos mesmo. Pensamentos do tipo " será que DEUS me ama mesmo? Estou eu em pecado?" podem surgir na cabeça do aflito. Mas graças ao Pai que nos compreende e sabe que somos apenas pó. Se vier a incredulidade, se humilhe, peça fé ao Senhor. Lembra " não temos um sumo sacertode que não possa compadecer-se de nossas fraquezas? Pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado. Portanto, acheguemo-nos ao trono da graça...achando socorro em tempo oportuno..."


Pois então.. Achegue-se...há graça a ser derramada...há socorro bem presente na hora da angustia...
Fica o texto para reflexão: "Rm 5:3,4"

Papai vos abençõe

Nenhum comentário: